Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Notícias
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasGabinete de Apoio ao Emprego Eurocidade do GuadianaAssociativismo

Jogo de contos e lendas tradicionais junta 4 cidades

Jogo de contos e lendas tradicionais junta 4 cidades

04/01/2017

A Biblioteca Municipal Vicente Campinas recebe, no dia 11 de janeiro, às 15h30, a apresentação do jogo de memória «Personagens e Objetos Mágicos dos Contos e Lendas».

A iniciativa insere-se no projeto «À descoberta das 4 cidades», que envolve os municípios geminados de Vila Real de Santo António, Montemor-o-Novo, Marinha Grande e Fundão.

O jogo aparece no 2º ano da ação educativa «De boca a orelha», que vem sendo dinamizada desde 2014 nas quatro cidades.

Participam nesta atividade oito turmas do 1º ciclo (duas do concelho de Vila Real de Santo António), num universo de cerca de 120 alunos, que, ao longo dos últimos dois anos, iniciaram uma viagem pelo património oral em busca de contos, lendas, provérbios, adivinhas, lengalengas e trava-línguas.

Este ano, o «concurso de desenho sobre personagens e objetos mágicos dos contos e lendas» foi o ponto de partida para a conceção do jogo.

Os 20 trabalhos vencedores e a pesquisa em torno das personagens e objetos mágicos dos contos e das lendas estão na base deste Jogo da Memória que acaba de sair, onde cada carta apresenta uma personagem ou objeto mágico.

O jogo, que em breve chegará às mãos das crianças envolvidas no projeto, promete muitas horas de diversão para os mais novos e será uma das portas de entrada neste universo maravilhoso do imaginário popular.