Jornadas de História do Baixo Guadiana regressam ao Arquivo Histórico Municipal

26/05/2023

As VIII Jornadas de História do Baixo Guadiana regressaram, esta sexta-feira, ao Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes, em Vila Real de Santo António, para mais uma sessão.

• VIII Jornadas de História do Baixo Guadiana

A vereadora da Câmara Municipal de VRSA com o pelouro da Cultura, Conceição Pires, deu início à reunião reforçando a importância destes encontros onde “um vasto leque de investigadores e oradores, nacionais e internacionais, abordam variados temas relacionados com a história do Baixo Guadiana”.

José Castanheira conduziu a palestra inicial com a temática «A pesca no Baixo Guadiana Medieval», sobre a atividade piscatória no Algarve Oriental, designadamente no curso do rio Guadiana, no seu estuário e nas águas costeiras que o rio influenciava.

Seguiu-se a apresentação dos «Resultados arqueológicos da campanha 2022 em Cacela Velha» por Cristina Garcia. A campanha decorreu entre 27 de Junho e 15 de Julho, nos sítios arqueológicos do Poço Antigo e Várzea Norte, numa organização conjunta do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património da Universidade do Algarve, Simon Fraser University do Canadá e Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.

A parte da tarde reserva uma visita às escavações de Cacela Velha conduzida pelas arqueólogas Maria João Valente e Teresa Garcia.

As Jornadas de História do Baixo Guadiana, inseridas na programação cultural da Eurocidade do Guadiana, são organizadas pela Câmara Municipal de VRSA / Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes e contam, entre outros oradores, com a colaboração de investigadores, docentes universitários, técnicos do património e editores.