Liga dos Amigos Manuel Cabanas celebra 115º aniversário do nascimento do Mestre

09/02/2017

A Liga dos Amigos Manuel Cabanas assinala, no próximo dia 11 de fevereiro, o 115º aniversário do nascimento do Mestre Manuel Cabanas, com uma cerimónia de homenagem.

As comemorações têm início pelas 10h00 com uma romagem à campa do Mestre, no cemitério de Cacela Velha, seguindo-se a abertura da sessão solene no Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes, às 11h00 com um momento musical por Pedro Reis.

O programa integra ainda um conjunto de palestras conduzidas por Adão Contreiras e Luís Romão sobre «A Estética na Obra de Manuel Cabanas» e «Revisitando a Vida e Obra de Manuel Cabanas», respetivamente.

As celebrações contam ainda com uma exposição coletiva de Artes Plásticas a decorrer ao longo do mês de fevereiro no Arquivo, disponível para visita de segunda a sexta-feira entre as 9h30 e as 13h00 e as 14h00 e as 16h45.

Manuel Cabanas, natural de Vila Nova de Cacela, foi um homem de lutas que se destacou pela sua intensa atividade artística no campo do desenho e da gravura em madeira, tendo sido condecorado pela Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, no grau de Comendador, pelo então Presidente da República, General Ramalho Eanes.

Em 1991 foi agraciado pelo Presidente da República Mário Soares com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

Documentos para Download