Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Notícias
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasGabinete de Apoio ao Emprego Eurocidade do GuadianaAssociativismo

Santa Rita e Manta Rota revivem tradições dos Maios

Santa Rita e Manta Rota revivem tradições dos Maios

03/05/2017

As tradições dos Maios estão vivas no nosso concelho e podem ser vistas até ao final do mês na Manta Rota e na aldeia de Santa Rita (no CIIPC, na antiga escola primária).

Os Maios ou Maias são bonecos e bonecas representando pessoas, em tamanho natural, cheios com palha, trapos, jornais amachucados e vestidos com roupa usada.

Feitos pelas populações com simplicidade e improvisação, são comummente acompanhados de reproduções de animais, objetos de uso comum, encenando atividades quotidianas, com dizeres a propósito em prosa ou verso.

São reminiscências de costumes arcaicos ligados ao fim do Inverno e ao eclodir da Primavera e assinalavam a renovação natureza e simbolizavam o poder fecundante da vegetação que desabrocha.

Para quem não teve oportunidade de visitar Santa Rita nos dias 30 de abril ou 1 de maio, o Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela irá também expor, entre os dias 4 e 26 de maio, alguns dos Maios que saíram à rua nesses dias, concebidos com a população local a partir provérbios da tradição oral.

 A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.