Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Notícias
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasGabinete de Apoio ao Emprego Eurocidade do GuadianaAssociativismo

Perguntas e respostas sobre o novo Passadiço da Praia de Monte Gordo

Perguntas e respostas sobre  o novo Passadiço da Praia de Monte Gordo

12/06/2017

A primeira fase de construção do passadiço da praia de Monte Gordo está a ser concluída. Com cerca de dois quilómetros de extensão, a estrutura irá dotar a praia com condições de excelência, garantindo-se o acesso ao areal a partir de cada um dos parques de estacionamento da marginal.

 

PERGUNTAS E RESPOSTAS

 

  1. Quando será normalizado o acesso à praia?

Até ao final de junho, todos os desníveis ficarão ultrapassados, deixando de haver obstáculos no acesso ao areal. Será assim possível aceder à praia através da nova estrutura de madeira, deixando de ser necessário o seu atravessamento inferior.

 

  1. O passadiço manterá a atual altura?

Não. Tal como sucedeu na obra de requalificação da praia da Manta Rota, a reconstrução da duna irá cobrir praticamente toda a estrutura de suporte do passadiço, vencendo a altura/cota atualmente existente. A tendência é que o passadiço fique praticamente ao mesmo nível da areia.

 

  1. Os atuais bares e restaurantes irão manter-se em funcionamento neste Verão?

Sim, todos os restaurantes e bares atualmente existentes irão estar em normal funcionamento durante esta época balnear, sendo garantido o seu acesso. Todos os apoios de praia irão estar sinalizados a partir da marginal de Monte Gordo.

 

  1. Quando será hasteada a Bandeira Azul?

Tal como as restantes praias do concelho, Monte Gordo já recebeu, este ano, o galardão de qualidade. A bandeira será hasteada no final do mês de junho.

 

  1. Haverá obras na praia durante o Verão?

Não. Todos os trabalhos no passadiço ficarão concluídos até ao final de junho.

 

  1. Quando serão construídos os novos apoios de praia em Monte Gordo?

A partir do dia 18 de outubro irá dar-se início à construção dos novos apoios de praia, tal como acordado com os concessionários. Esta será a segunda fase da obra de requalificação da praia de Monte Gordo.

 

  1. Como serão os novos apoios de praia?

Os 18 novos apoios de praia ficarão ao mesmo nível do passadiço e com vista para o areal, sendo acessíveis quer através do corredor central, quer da Avenida Marginal.

 

  1. Onde estão localizados os Corredores de Emergência?

Os corredores para viaturas de emergência estão localizados na zona do coelho, a leste (saída do Parque de Campismo), e na zona do varadouro dos pescadores, a oeste, exatamente os mesmos locais da época balnear anterior.

 

  1. Porquê a necessidade de construir um passadiço?

A requalificação da praia de Monte Gordo é uma imposição do Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) Vilamoura - VRSA, que prevê a criação de acessos e estruturas de apoio que não colidam com o cordão dunar. Em todo o Algarve têm existido operações semelhantes em várias praias, quase todas elas assentes na construção de passadiços sobrelevados.

 

  1. Quem é a entidade responsável pela obra?

A intervenção é da responsabilidade da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), embora coordenada pelo município de VRSA, que assume também o custo da obra (e a candidatura ao fundo comunitário disponível).

 

  1. Qual o valor do investimento?

O investimento na construção do passadiço e na requalificação da praia de Monte Gordo (1.ª fase) está orçamentado em um milhão de euros e será maioritariamente suportado por fundos comunitários.