Encontro de Cultura Cubana traz concertos, exposições e conferências a VRSA

07/08/2017

A cultura cubana volta a mostrar-se em Vila Real de Santo António, entre os dias 11 e 13 de agosto, com mais uma edição do Encontro de Cultura Cubana, iniciativa que traz um programa onde se incluem concertos, exposições e conferências.

Durante três dias, VRSA apresenta um cartaz que visa estreitar os laços entre Portugal e a República de Cuba, o que já vem sendo desenvolvido, há alguns anos, com os serviços de saúde de Cuba e com múltiplas instituições culturais daquele país.

A programação do Encontro de Cultura Cubana tem início no dia 11, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, às 18h00, com a sessão inaugural conduzida pelo autarca Luís Gomes.

Segue-se, no mesmo local, a conferência «El Festín de los Assombros» - ensaio sobre José Martí - e a apresentação do livro de poesia «Barlavento», com os conferencistas Juan Eduardo Bernal e Josep Trujillo Fonseca.

Já no dia 12, pelas 12h00, decorre a exposição do artista plástico Maisel Valdés, na Praça Marquês de Pombal.

A programação musical terá lugar nos dias 12 e 13 de agosto, com uma mostra de música cubana por Raúl Torres Rondón, na Praceta Casablanca, em Monte Gordo (12 agosto, 22h00), e um espetáculo de homenagem a Fidel Castro, no Jardim Avenida da República, em VRSA (13 agosto, 21h00).

O Encontro de Cultura Cubana dá também seguimento aos protocolos de geminação e aos vários acordos estabelecidos entre a cidade pombalina e Cuba em diversas áreas, nomeadamente na educação, desporto, desenvolvimento comunitário e reabilitação urbana.