Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Notícias
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasEurocidade do GuadianaAssociativismo

Eurocidade do Guadiana recebe Congresso de Peritos da Europa e Ibero América

Eurocidade do Guadiana recebe Congresso de Peritos da Europa e Ibero América

19/09/2017

A Eurocidade do Guadiana vai receber, entre os dias 2 e 4 de outubro, o Congresso Internacional «Territórios Transfronteiriços Inteligentes e Sustentáveis», de forma a analisar a sustentabilidade dos territórios raianos.

O objetivo é estabelecer experiências e bases sobre planeamento, gestão de projetos e governança estratégica de forma eficiente em espaços transfronteiriços, idealizando os seus elementos fundamentais, tais como redes de cidades, paisagens, serviços e respetivas verbas orçamentais.

As atividades serão realizadas nos municípios de Castro Marim, Vila Real de Santo António e Ayamonte e o programa conta com a participação de especialistas em cooperação hispano-espanhola, em espaços europeus de cooperação e em experiências desenvolvidas na América Latina.

A Eurocidade do Guadiana, como território que acolhe o Congresso, terá um espaço para analisar o desenvolvimento desta aglomeração transfronteiriça nos últimos anos, que foi reconhecido como modelo territorial pela Associação de Economistas de Países da América Latina.

A análise territorial das áreas fronteiriças e as oportunidades de crescimento serão outras das questões abordadas no congresso, cuja seção científica será realizada nos dias 3 e 4 de outubro, no Centro Cultural Casa Grande de Ayamonte.

O planeamento integral das cidades aproveitando as oportunidades após a fase de crise, será neste fórum um elemento importante de reflexão, neste momento em que as oportunidades de crescimento serão também um dos principais objetivos do Congresso.