Autarquia inicia obra de requalificação do Mercado Municipal de VRSA

09/01/2018

A Câmara Municipal dá início, esta semana, à obra de requalificação do Mercado Municipal de Vila Real de Santo António. A intervenção terá um custo global de 345 mil euros + IVA e terá a duração de 120 dias.

Os trabalhos integram a substituição da cobertura, a remodelação dos espaços de venda e WC, a pintura integral interior e exterior e a beneficiação das redes pluviais, proporcionando melhor conforto e conferindo mais atratividade ao espaço.

Ao mesmo tempo, será criado um novo conceito para o mercado, estando em plano a abertura de novas zonas de restauração e lazer na ala Sul, que passarão a funcionar com horário alargado e com a oferta de novos produtos e serviços.

Para Luís Romão, vice-presidente da autarquia de VRSA, «a obra corresponde a uma ambição há muito desejada, dando melhores condições a quem compra, a quem vende e a quem nos visita».

«Por outro lado, queremos tornar o mercado mais atrativo e mais dinâmico para que as pessoas regressem a este espaço que será, no futuro, não só um ponto de comércio, mas também de lazer e estadia», afirma Luís Romão.

Nesta primeira fase, a intervenção na cobertura terá início na ala norte, pelo que as bancas de venda situadas nesta área serão temporariamente deslocadas para a ala sul. Prevê-se a situação inversa na segunda metade da obra.

Ao optar-se por uma solução faseada, permite-se o normal funcionamento do mercado, evitando o seu fecho temporário.

É também intenção da autarquia instalar um conjunto de exposições permanentes e temporárias no mercado que irão remeter para a história da cidade, nomeadamente o seu legado e património ligado à indústria conserveira.