Jornadas revelam História do Baixo Guadiana

19/01/2018

O Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes recebe, no dia 26 de janeiro, a sessão inaugural da V edição das Jornadas de História do Baixo Guadiana.

A iniciativa está dividida em três datas, durante as quais investigadores de diferentes áreas historiográficas irão partilhar temas ligados à história do Baixo Guadiana, onde o «Grande Rio do Sul» assume um papel central.

O primeiro encontro realiza-se no dia 26 de janeiro, às 9h30, e inicia-se com a comunicação «O primeiro Conde de Alcoutim, D. Fernando de Menezes.», conduzida pelo historiador Fernando Pessanha.

A jornada prossegue com a comunicação «El Bajo Guadiana durante el período 1580 – 1640» apresentada pelo historiador Enrique Arroyo Berrones, seguida às 14h00 por uma visita à Casa dos Marqueses de Ayamonte.

As Jornadas de História do Baixo Guadiana são organizadas pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António / Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes e contam, entre outros oradores, com a colaboração de investigadores, docentes universitários, técnicos do património, editores, entre outros.

Estão inseridas na programação cultural da Eurocidade do Guadiana, projeto que envolve os municípios de VRSA, Castro Marim e Ayamonte (Espanha) e tem como missão a partilha cultural na fronteira do Guadiana.

A participação é gratuita mas sujeita a inscrição prévia através do email: arquivomunicipal@cm-vrsa.pt.