Eurocidade do Guadiana presente no I Encontro Ibérico AECT

Eurocidade do Guadiana  presente no I Encontro Ibérico AECT

19/07/2019

A Eurocidade do Guadiana - constituída pelos municípios de Ayamonte (ES), Castro Marim e Vila Real de Santo António (PT) - esteve presente no I Encontro Ibérico do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Espanha-Portugal.

A sessão decorreu nos dias 16 e 17 de julho em Vigo, na Galiza e contou com um importante painel de oradores e de entidades da União Europeia.

O evento surge com o objetivo de facilitar e fomentar a cooperação e a partilha de experiências entre os AECT Ibéricos, bem como o de promover uma reflexão conjunta sobre o papel dos agrupamentos na cooperação entre os territórios fronteiriços.

No encontro, a Eurocidade esteve representada pelo seu diretor Luís Romão, vice-presidente da Câmara Municipal de VRSA, entidade que assume atualmente a presidência do organismo, onde apresentou o mais recente projeto: EuroGuadiana 2020, ao abrigo do Programa INTERREG V-A ESPANHA–PORTUGAL.

O AECT é um excelente instrumento jurídico da União Europeia para conseguir a coesão territorial através da cooperação entre as autoridades centrais, locais e regionais no marco de uma só instituição. Permite a participação direta de todos os agentes, que assim são capazes de gerir os programas de uma forma mais eficiente, consistente e coerente: menos recursos; gestão conjunta; responsabilidade partilhada.

Sobre a Eurocidade do Guadiana

A Eurocidade do Guadiana é um projeto que vai além da cooperação institucional e pretende o fortalecimento na ligação já existente entre os municípios de Ayamonte, Castro Marim e VRSA, promovendo a convergência económica, social, cultural, turística e ambiental entre os territórios.

A estrutura, criada em janeiro de 2013, foi inicialmente constituída pelos municípios de Ayamonte e Vila Real de Santo António. Na sequência das relações de proximidade territorial e cultural existentes, o concelho português de Castro Marim juntou-se à Eurocidade em maio de 2013

A presidência da Eurocidade é atribuída rotativamente a cada um dos municípios por um período de dois anos. Depois de Ayamonte ter assumido a presidência no primeiro biénio e Castro Marim no segundo, é agora a vez de Vila Real de Santo António liderar o organismo.