Avançam os trabalhos da musealização da Eurocidade do Guadiana

19/10/2020

Uma empresa especializada percorre, durante estes dias, os centros urbanos e industriais e o entorno natural dos três municípios que farão parte do Território Museu

Com o apoio dos técnicos de cultura, património e turismo do Ayuntamiento de Ayamonte e das câmaras municipais de Castro Marim e Vila Real de Santo António, a empresa responsável pela execução do plano museológico, Latente Gestión Cultural, está a levar a cabo o trabalho de terreno, para conhecer em primeira mão os recursos patrimoniais que podem ser atrativos e incluídos nos percursos.

O objetivo é organizar a riqueza patrimonial da Eurocidade por eixos temáticos e roteiros interpretados, para que o visitante possa percorrer o território a partir de qualquer um dos três municípios e desfrutar dos seus atractivos, consoante a sua área de interesse. Os percursos serão concebidos de forma a promover, não só a divulgação do património histórico, mas também o meio natural e o património imaterial: os usos e costumes dos habitantes.

Entre os muitos locais visitados, a empresa destaca o grande potencial do território da Eurocidade do ponto de vista etnográfico e a importância de não perder a memória oral dos seus habitantes. Nas palavras de Davinia Román, directora da empresa responsável por esta fase: “Para além de registar espaços-chave como o Centro de Investigação do Património de Cacela Velha ou o Forte de San Sebastián em Castro Marim, visitámos as casas tradicionais e sentámos a falar com a população. No bairro de Canela de Ayamonte encontramo-nos com a família Sayago, que nos mostrou o uso da horta tradicional e a estreita relação histórica entre os marinheiros espanhóis e portugueses. Todo esse conhecimento é fundamental para ser preservado, pois representa uma das principais riquezas do território ”, concluiu Román.

Prevê-se que o plano museológico seja concluído antes do final do ano e que este inclua propostas de possíveis itinerários, uma agenda cultural e de eventos comuns, bem como actividades paralelas ao Território dos Museu.

Esta ação, está inserida no projeto Euroguadiana 2020 financiado pelos Fundos Feder através do programa Interreg VA Espanha-Portugal (POCTEP) e enquadra-se entre outras ações que promovem a coordenação e o trabalho conjunto entre os três municípios.

Contato: Yolanda Macías - yolanda.macias@ayamonte.es – (0034) 959338019