Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Notícias
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasGabinete de Apoio ao Emprego Eurocidade do GuadianaAssociativismo

Porta 65 Jovem: datas das candidaturas de abril 2021

Porta 65 Jovem: datas das candidaturas de abril 2021

12/04/2021

O próximo período de candidaturas do programa Porta 65 Jovem decorrerá entre as 10h00 do dia 20 de abril de 2021 e as 17h00 do dia 25 de maio de 2021 (hora de Portugal continental).

O programa Porta 65 Jovem é um sistema de apoio financeiro ao arrendamento por jovens, isolado, constituídos em agregados ou em coabitação, regulado por um conjunto de diplomas legais, que tem como objetivo regular os incentivos aos jovens arrendatários.

A iniciativa estimula ainda estilos de vida mais autónomos por parte de jovens sozinhos, em família ou em coabitação jovem, a reabilitação de áreas urbanas degradadas e a dinamização do mercado de arrendamento.

Este projeto apoia o arrendamento de habitações para residência, atribuindo uma percentagem do valor da renda como subvenção mensal.

Para mais informações consultar o Portal da Habitação através do endereço eletrónico: https://www.portaldahabitacao.pt

Programa Porta 65 Jovem

Note que existem quatro períodos de candidatura por ano, dois períodos consecutivos em abril, um período em setembro e um período em dezembro, no mínimo de 15 dias cada um. A candidatura é realizada via eletrónica, no Portal da Habitação, acedendo à opção "Apresentar Candidatura" com o NIF e a senha de acesso à Autoridade Tributária (AT).

O período de análise das candidaturas é de 60 dias após o fecho das candidaturas de abril. As listas de resultados das candidaturas são publicadas no portal, após o período de análise. Normalmente, o resultado das candidaturas de abril é divulgado em setembro. 

Este programa estipula valores máximos para as rendas pagas pelos beneficiários. Por exemplo, em Lisboa o custo máximo cobrado para os apartamentos de tipologia T0 e T1 é de 575 euros. Já no norte do país, o montante não ultrapassa os 463 euros.