Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Notícias
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasGabinete de Apoio ao Emprego Eurocidade do GuadianaAssociativismo

VRSA recebe Fórum de Turismo da Eurocidade do Guadiana

Fórum de Turismo da Eurocidade do Guadiana

24/05/2021

O Fórum de Turismo da Eurocidade do Guadiana terá lugar na próxima quarta-feira, dia 26 de maio, com o objetivo de abordar o potencial turístico da fronteira e, em particular, o papel dos rios transfronteiriços como catalisadores desta atividade nas regiões por onde passam. Estarão presentes representantes de projetos internacionais de gestão dos rios Douro e Minho.

O fórum, que decorrerá presencialmente em Vila Real de Santo António, mas poderá ser acompanhado em direto através do Facebook e do canal YouTube do projeto EuroGuadiana, contará ainda com a presença de representantes das autarquias locais, do Patronato de Turismo de Huelva, da Região de Turismo do Algarve e da Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças.

As contribuições dos participantes no fórum serão somadas às que serão obtidas em breve nos encontros com agentes turísticos do território e que farão parte do material de estudo que as universidades de Huelva e do Algarve utilizarão para definir o Plano Estratégico de Turismo da Eurocidade.

Durante o fórum, serão também apresentadas algumas das ações em que o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Eurocidade do Guadiana está a trabalhar no domínio do turismo, incluindo a realização de uma oferta cultural conjunta denominada “Território Museu” e a criação do primeiro destino turístico transfronteiriço a ser constitui no Raio Ibérico.

Os diferentes painéis de trabalho e mesas redondas irão analisar o papel dos fundos europeus no desenvolvimento do turismo transfronteiriço, com especial destaque para as ações realizadas na Eurocidade do Guadiana. Também serão conhecidas outras experiências de turismo fluvial, com a participação dos responsáveis pelos principais projetos turísticos desenvolvidos no entorno dos rios Douro e Minho.

Uma mesa redonda irá rematar o fórum e será moderada pelo professor Adão Flores, da Universidade do Algarve, com a participação de Vitor Neto, Presidente da Associação Empresarial da Região do Algarve; de Fátima Catarina, Vice-Presidente da Região de Turismo do Algarve; de Daniel Navarro, Coordenador  do Patronato de Turismo de Huelva; de Rafael Barba, Secretário-Geral do Círculo Empresarial de Turismo de Huelva; e Pablo Rivera, Secretário-Geral da Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças.

Estas ações turísticas integram o plano conjunto de promoção turística das localidades de Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António, que se insere no projeto EuroGuadiana 2020, cofinanciado pela União Europeia através do Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha Portugal - Interreg VA.